quinta-feira, 12 de junho de 2008

Continuação!

Não, esta não é a continuação do último texto deste blog. Mesmo porque, já faz algum tempo que o escrevi e a essa altura já teria perdido o fio da meada. “Continuação!” é simplesmente uma expressão muito utilizada aqui em Portugal para designar “desejos de bom prosseguimento de seja lá o que tu estás a fazer”. Não, também não tirei essa definição de algum dicionário nem glossário, fui eu mesma que acabei de encontrar uma forma de descrever o que é a tal da “Continuação!” para os portugueses.
É claro que, no início, fiquei ligeiramente confusa. Quando disseram-me “continuação” pela primeira vez estive à espera que completassem a frase. Como não o fizeram, concluí que a pessoa havia tido uma vontade súbita de dizer uma palavra sem conexão com o que conversávamos e que “calhou” de ser “continuação”. Como depois dessa primeira experiência sucederam-me muitas outras em que, ao despedirem-se, diziam-me “Continuação!”, logo percebi que tratava-se de mais uma peculiaridade da língua portuguesa que não faz parte da nossa “brasileira”. Não a inseri em meu vocabulário pois confesso que à mim ainda soa esquisito… Apesar de que, até considero a expressão útil, já que não encontrei uma similar proferida por nós, brasileiros. Se alguém encontrar, deixe-me informada, por favor. Por enquanto, só me resta dizer-lhes: continuação!

8 comentários:

Anónimo disse...

ANTONIO

Bom saber, pois quando eu pronto a estar a portugal darei muitas continuações. Dani, imagino que falam isso somente quando sabem de algo bem que deve continuar bem. Imagine voce que o cara está morrendo e o português passa perto dele e fala: "continuação". É-me importante estar a aprender mais um pouco dos portugas, a saber: a segurança, a politica, as donas de casa, etc...
Estás voce a comer muito?

"Continuações" de tudo de bom no mundo desejo a voce minha filha e meu amor.

Antonio disse...

"continuação" para a produtividade.
Observo a queda imporessionante dos textos publicados por voce. 06 em março, 03 em abril, 01 em maio e 01 em junho....O que estás a fazer que escreve menos, rapariga?

Preciso de muitos artigos, por favor faça-os. obrigado.

the reader father

Anónimo disse...

ola, e bom ver que tens uma pespectiva Olá e bom saber que tens uma perspectiva bastante diferente de alguns brasileiros a cerca de Portugal, o modo como encaras as diferenças e as aceitas penso que só ajuda a aproximar mais os dois países.

Mais também gostaria de frisar que no norte as pessoas são mais (digamos) simpáticas comparando com Lisboa

Sou um estudante português na Inglaterra que tinha uma visão bastante negative acerca da Inglaterra mais depois de passar pelo teu blog penso que tenho de aceita-las mais e começar a prezar ao invés de criticar

Boa sorte e uma boa continuação (dos estudos) (da estadia) uma expressão que penso ser local não nacional (Paulo)

Daniela Martins disse...

Olá Paulo!
Fico contente que tenha passado aqui pelo meu blogue e que meus textos lhe fizerem refletir sobre o modo como vemos as culturas estrangeiras. Penso realmente que devemos deixar os preconceitos de lado e estar abertos ao que nossos "anfitriões" nos têm a ensinar. Já faz tempo que não escrevo aqui, mas vou esforçar-me a voltar a fazê-lo. =)
Você por acaso é aqui do norte do país? Em que parte da Inglaterra "estás a estudar"?

Anónimo disse...

olá, eu sou de Lisboa mais propriamente de Vialonga a 15 minutos de Lisboa (perto da fabrica da sagres).

eu estou a viver e a estudar em Peterborough uma cidade a norte the Londres perto de Cambridge.(east Anglia)

Peterborough e considerada uma cidade aparte de Cambridge devido a ter uma catedral, sendo conhecida pela cidade dos 4 Ps Portugueses Polacos (Poloneses)Paquistaneses e os oriundos da cidade.(Paulo)

Saviano Abreu disse...

estamos esperando a "continuação" do seu blog.. não pára nao!!

Leo Vinhas disse...

Daniela, bom dia! Sou editor da revista Imagine, uma publicação nova da Telefônica/TVA e gostaria de ter sua colaboração em uma coluna da revista referente a blogueiros. Se tiver interesse, por favor, entre em cotnato comigo pelo e-mail leonardo.vinhas@newcontent.com.br. Muito obrigado!

O MILAGRE VAI CHEGA disse...

oi eu sonho em viaja para portugal parabens pelo seu blog estou seguindo vc no blog estarei sempre visitando seu cantinho olha visite meu blog www.mulatinha30.blogspot.com bjs parabens pelo seu blog